*Artigo de Bete P. Rodrigues

A base de todo e qualquer relacionamento afetivo é a conexão. Veja sete dicas da Disciplina Positiva para estabelecer a conexão com o seu filho e melhorar o relacionamento familiar.

  1. Olhe no olho do seu filho quando estiver falando com ele ou ouvindo o que ele tem para te dizer/mostrar. Para isso, abaixe-se quando necessário e fique com seus olhos na altura dos dele;
  2. Mantenha-se alerta/atento porque as crianças são imprevisíveis e rápidas! Por questões de segurança, escolha bem onde estar com seu filho e procure não se distrair com outras coisas. Observe a criança à distância ou faça alguma coisa junto com ela;
  3. Seja firme e gentil ao mesmo tempo. Seja gentil validando os sentimentos da criança, por exemplo, e seja firme dizendo não de uma forma respeitosa. As crianças precisam tanto de afeto/gentileza quanto de limites/educação/orientação;
  4. Permita que seu filho tente fazer coisas sozinho – coisas possíveis e adequadas para a idade dele, é claro! Você não vai deixá-lo manusear objetos cortantes ou fogo, por exemplo. Mas se você sempre fizer coisas por ele, impedirá que aprenda a fazer coisas sozinho: Ele precisa aprender a se vestir, a comer sozinho, a guardar os brinquedos, a ajudar a preparar um lanche, a andar sem apoio, a brincar sozinho…
  5. Nem sempre responda as perguntas do seu filho. Permita que ele mesmo tente responder. Pergunte: O que você acha? Como podemos descobrir isso? Vamos pesquisar juntos? E evite sermões ou longas explicações… Não funcionam!
  6. Respeite os sentimentos do seu filho. Ria com ele e não dele! Procure manter seu autocontrole para que ele tenha um bom exemplo de autodisciplina.
  7. Curta seu filho! Crianças são criaturas fascinantes, divertidas, leves, carinhosas… Aproveite cada fase! Procure fazer mais do que cuidar. Estamos o tempo todo trocando, levando, buscando, alimentando, orientando… Além de cuidar, procure curtir: conversando, brincando, passeando, observando, se divertindo

Quer aprender outras ferramentas para educar com gentileza e firmeza ao mesmo tempo, sabendo lidar com os comportamentos desafiadores das crianças e ainda as ajudando a desenvolverem habilidades socioemocionais? Conheça o curso “Disciplina Positiva para mães e pais de crianças pequenas”, ministrado pela Bete P. Rodrigues, tradutora dos livros sobre Disciplina Positiva em português e a única trainer (aquela que pode formar formadores) em Disciplina Positiva para pais em exercício no Brasil.

Dividido em quatro módulos, o curso apresenta os principais conceitos desta abordagem e – principalmente – exemplos vividos ou partilhados com a Bete em seus workshops e consultorias nestes mais de 30 anos em que se dedica à educação.

Conheça: http://cursos.educacaoparapaz.com.br/

 

Bete P. Rodrigues

Mãe há 19 anos e professora há mais de 30 anos. Formada em Letras (PUC- SP), tem mestrado em Linguística Aplicada (LAEL- PUC/ SP), e atualmente é palestrante, coach (formada pelo ICI reconhecido pelo ICF), consultora em educação e professora na COGEAE- PUC/SP. Tem larga experiência como professora, coordenadora e diretora pedagógica em diferentes contextos (escolas de línguas, escolas particulares e públicas, ONGs). Estuda sobre Disciplina Positiva desde 2008, é membro da Positive Discipline Association e certificada como Positive Discipline Trainer . É a tradutora do livro Disciplina Positiva pela Ed. Manole e acabou de traduzir também o livro Disciplina Positiva na sala de aula que será lançado em 2017.