“Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho.”

Mahatma Gandhi

Neste momento da história da humanidade de grandes transformações sociais – decorrentes de uma era de intensa tecnologia –, nos deparamos com o antagonismo da falta de cultivo dos valores espirituais básicos, imprescindíveis para a construção de um mundo mais justo e equilibrado, baseado nos princípios da Igualdade entre todos os homens.

A série Heróis da Verdade, que contém o título “Gandhi – O Herói da Paz”, nasceu de um projeto de contações de histórias para crianças sobre os grandes mestres espirituais da humanidade de todas as religiões. Ela objetiva fazer um contraponto aos heróis da televisão apresentando histórias de grandes figuras da humanidade que utilizaram, como “armas”, os valores e virtudes que brotavam de seus corações. Seus exemplos são inspiradores. As crianças interagem muito com essas histórias, comprovando o quanto esses valores estão profundamente gravados em suas almas.

Resgatar e propagar a sabedoria desses grandes homens que chegaram ao topo da compreensão da existência humana, nos parece ser o caminho mais curto para iluminar com fé e coragem a vida de nossas crianças. Com o exemplo desses grandes mestres elas poderão crescer seguras, confiantes e felizes, com esperança de que podem, sim, transformar o mundo em que vivem, por maiores que pareçam as dificuldades, como eles fizeram.

O livro “Gandhi – O Herói da Paz” reforça que a paz deve começar dentro de nós mesmos. Se quisermos transformar nosso mundo, devemos, então, estar abertos para cultivar e aplicar no nosso cotidiano os valores da Simplicidade, da Gentileza, da Amizade, da Bondade, do Amor, do Perdão e da Tolerância. Dessa forma, estaremos semeando, também, esses valores nos corações das crianças, pois elas são os espelhos de nossa sociedade.

Somos nós que decidimos o alimento diário de nossas crianças e, com isso, determinamos o que elas serão no futuro. Basta, então, que estejamos dispostos a nadar contra a corrente e encontrarmos, em nós mesmos, o lago de paz que habita o coração de todo ser humano para, então, mostrar a elas esse caminho. As crianças podem nos inspirar nessa tarefa, pois elas sabem de onde tirar a alegria, mesmo nos momentos mais difíceis.

O caminho já foi mostrado pelos grandes mestres como Gandhi que, com a força do exemplo de suas próprias vidas, podem iluminar as dúvidas que possamos ter sobre a rota a seguir. Vamos todos juntos, então, crianças, jovens e adultos, cada um com sua pequena bandeira, praticar o que Gandhi ensinava: “Seja você a mudança que quer ver no mundo”. Assim, transformando antes a nós mesmos, transformaremos o mundo em que vivemos.

 

gandhi o heroi da pazGandhi – O Herói da Paz

Autoras: Ligia Miragaia e Maeve Vida

Ilustrações: Cláudio Tucci

Vinhetas: Graça

2. edição

Editora Omnisciência

 

Gandhi – o Herói da Paz está na sua segunda reimpressão e tem sido utilizado como material paradidático em escolas: http://www.omnisciencia.com.br/gandhi-o-heroi-da-paz/p


Via: http://www.culturadapaz.com.br/a-paz-como-caminho-gandhi-o-heroi-da-paz/