A abordagem Pikler para crianças de 0 a 3 anos foi desenvolvida pela médica húngara Emmi Pikler, que somou a sua experiência de dez anos como médica de família ao trabalho realizado na instituição de acolhimento situada na Rua Lóczy, em Budapeste, e à observação e ao registro minucioso do desenvolvimento de bebês, para desenvolver um trabalho profissional de excelente qualidade. Esta abordagem está embasada no cuidado com a saúde física e no respeito com a individualidade de cada criança e tem como princípios fundamentais a relação privilegiada entre mãe/educadora e bebê e o desenvolvimento da autonomia através do brincar livre.

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Divulgar a Abordagem Pikler, que surgiu como uma prática pedagógica logo após a II Guerra Mundial (1946) em uma instituição de acolhimento como uma resposta positiva à adversidade, é provocar discussões e reflexões sobre as possíveis adaptações dessa abordagem à complexa realidade da educação infantil brasileira. Este é o objetivo do Abordagem Pikler – educação infantil. Boa leitura!

Apresentação do livro

*Por Pepa Òdena

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Escutar as meninas e os meninos pequenos e entendê-los quando ainda não se expressam por meio da palavra. Saber responder aos seus pedidos na medida adequada, dando prioridade a acolher as iniciativas da criança ao invés de satisfazer a vontade do adulto na relação mútua. Respeitar sua intimidade e ter em conta suas demandas, sobretudo no que se refere ao contato físico nas atividades da vida cotidiana como a alimentação, a higiene, o vestir e o despir, sem intromissão “nem doce violência” por parte da pessoa adulta. Acreditar nas suas capacidades de crescer e de adquirir, de forma autônoma, as posturas e os movimentos essenciais para a vida. Valorizar a autonomia, não como a aquisição de um aprendizado precoce, mas como a capacidade de assumir a responsabilidade pelos próprios atos inciados por ela, sem a intervenção direta dos adultos, atividade voltada para o prazer e as vontades de agir típicas do desenvolvimento da criança  que cresce sadia num mundo que a acolhe. Encorajar e esperar a sua participação em tudo aquilo que lhe compete. Consolidar sua segurança afetiva sobre a base de um relacionamento pessoal caloroso e terno. Eis aqui alguns dos princípios que guiam o pensamento e a prática educativa de Lóczy e também de outras instituições e pessoas que têm valorizado estes princípios e aprofundado seu desenvolvimento.

A revista Infância tem publicado, ao longo dos anos, diversos artigos do Instituto Lóczy de Budapeste, cumprindo o objetivo do Grupo Pikler Lóczy, da Associação de Professores Rosa Sensat, de difundir o pensamento e a obra iniciada pela grande pediatra húngara Emmi Pikler, ampliada e consolidada pelas suas continuadoras, entre as quais cabe destacar a pediatra Judit Falk e a psicóloga Anna Tardos.

Professoras de educação infantil e outros profissionais da primeira infância têm mostrado grande interesse pelo enfoque educativo das crianças pequenas, formulado pelo Instituto Lóczy e especialmente pela sua vertente de educação em coletividade. A demanda de informação, de bibliografia e de experiências na linha pedagógica pikleriana e, ao mesmo tempo, o fato de estarem esgotadas as revistas mais antigas, nas quais publicávamos seus artigos nos motivaram a fazer uma recompilação reeditando alguns artigos. Esperamos que ajudem a refletir e a inspirar uma boa prática educativa tanto aos profissionais que estão se formando quanto aos que há tempos se dedicam a acompanhar o desenvolvimento das crianças pequenas, tarefa nunca suficientemente valorizada.

 

abordagem-piklerAbordagem Pikler Educação Infantil – A abordagem Pikler para crianças de 0 a 3 anos foi desenvolvida pela médica húngara Emmi Pikler que somou a sua experiência de dez anos como médica de família ao trabalho realizado na instituição de acolhimento situada na Rua Lóczy em Budapeste e a observação e o registro minucioso do desenvolvimento de bebês para desenvolver um trabalho profissional de excelente qualidade. Esta abordagem está embasada no cuidado com a saúde física e no respeito com a individualidade de cada criança e tem como princípios fundamentais a relação privilegiada entre mãe/educadora e bebê e o desenvolvimento da autonomia através do brincar livre.
Divulgar a Abordagem Pikler que surgiu como uma prática pedagógica, logo após a II Guerra Mundial (1946), em uma instituição de acolhimento como uma resposta positiva à adversidade é provocar discussões e reflexões sobre as possíveis adaptações dessa abordagem à complexa realidade da educação infantil brasileira. É esse o objetivo desta publicação. Boa leitura! Clique aqui para adquirir o livro!

Outros livros sobre a Abordagem Pikler em português

As origens do brincar livre

É por meio do brincar que a criança experimenta o mundo e se desenvolve, por isso ele é tão vital quanto respirar. Neste livro, especialistas na Abordagem Pikler apresentam os principais conceitos para o desenvolvimento integral das crianças: estabelecimento de vínculo, respeito ao movimento livre e autonomia, com foco no brincar. Para isso, sugerem práticas que favoreçam as habilidades inatas dos bebês, como o preparo de um ambiente para a exploração, a seleção e organização dos brinquedos para cada fase e dão dicas sobre a postura do adulto, junto da criança, enquanto a brincadeira acontece.
Quem fez a tradução técnica e respondeu pela publicação do livro foi o Grupo Educar 0 a 3, situado em São Paulo e que tem por objetivo desenvolver consciência quanto ao significado e importância da infância junto a famílias e escolas, “As origens do brincar livre” é um dos poucos títulos em português que traz os conceitos e aplicações da Abordagem Pikler no cuidado de crianças na primeiríssima infância.

 

vínculo, movimento e autonomia 

A partir de suas vivência com Formação Continuada de Profissionais de Educação Infantil e de seu envolvimento com a Abordagem Pikler, a autora compartilha com o leitor reflexões sobre o papel do educador de crianças pequenas e os pontos essenciais para promover o desenvolvimento físico, mental e emocional nos primeiros anos de vida, principalmente em ambiente coletivo.
O livro apresenta uma síntese da abordagem que Emmi Pikler construiu durante o período em que atuou como médica de família e diretora de um abrigo de crianças até 3 anos, no final da Segunda Guerra Mundial, em Budapeste. Essa pedagogia baseia-se no reconhecimento do bebê como um indivíduo capaz desde o nascimento, na valorização do vínculo afetivo, na liberdade de movimentos e no desenvolvimento da autonomia.
Neste título estão também presentes: reflexões sobre a consciência corporal do educador, com base na Eutonia – pedagogia terapêutica com aplicação nas áreas da educação, saúde e artes, que auxilia a reintegração da imagem corporal; ideias do filósofo e educador Rudolf Steiner a respeito da importância do movimento, do equilíbrio, do tato e do sentido vital na primeiríssima infância; e experiências de atividades não dirigidas desenvolvidas pela autora em seu espaço de pesquisa, formação e oficinas: o Ateliê Arte, Educação e Movimento.

 

Leia também: http://www.culturadapaz.com.br/educar-crianca-de-0-a-3-anos-exige-sensibilidade-e-delicadeza/

 


Via: http://www.culturadapaz.com.br/abordagem-pikler-lancamento/