Gandhi

Os hábitos de economia de Mahatma Gandhi sempre surpreenderam seus seguidores. Um dia, Miraben (uma jovem inglesa que vivia no ashram de Gandhi) viu que ele procurava por alguma coisa por toda a sala. Vendo a preocupação em seu rosto, Miraben perguntou-lhe:

“O que o senhor está procurando?” “Perdeu alguma coisa?” “Sim”, disse Gandhi, “eu perdi um lápis”.  “De que tamanho ele era? Era um lápis novo?”, perguntou ela novamente, esperando ajudá-lo a encontrá-lo. “É o que eu estava usando, exatamente do tamanho do seu polegar.” Todos na sala admiraram por que Gandhi se sentia tão preocupado com um pequeno toco de lápis.

Alguém veio com um lápis novo e deu a Gandhi. “Eu não quero um lápis novo”, disse ele, “Quero o que tenho usado nas últimas três semanas.” A procura continuou e finalmente o toco de lápis perdido foi encontrado em um dos seus arquivos. “Ah!” disse Gandhi com um prazeroso sorriso, como se tivesse deixado de cometer um grave pecado.

Outra vez, Gandhi estava em viagem distante com  Miraben. Eles estavam hospedados em uma vila. Gandhi tinha por hábito tomar mel em sua refeição. Miraben, quando saiu do ashram, esqueceu-se de trazer a garrafa de mel. Então, comprou uma nova garrafa de mel em uma mercearia.

Tudo estava pronto para o lanche. Quando Gandhi tomou seu assento, seus olhos pousaram sobre a nova garrafa de mel e ele perguntou: “O que aconteceu com a garrafa de mel que estávamos usando?” – “Eu esqueci de trazê-la”, disse Miraben. “Por isso, você comprou uma nova!”, disse Gandhi, um pouco aborrecido. “O dinheiro que gastamos é dinheiro do povo. Não podemos pegar este dinheiro para desperdiçá-lo. Eu não posso comer deste mel, enquanto a garrafa que estávamos usando não estiver vazia.”

 

Gandhi fez exatamente o que disse. Ficou sem mel até a viagem terminar e eles voltarem para o ashram, onde a velha garrafa de mel o aguardava.
Conto extraído do livro Histórias para Crianças, Vinayak Krishna Gokak, Fundação Sai

http://goo.gl/cQJu0

Sugestões de leitura:

– Gandhi, o Herói da Paz

http://goo.gl/WJ5Cc

 

– Francisco, o Herói da Simplicidade:

http://goo.gl/8x5KQ


Via: http://www.culturadapaz.com.br/conto-gandhi-e-o-desperdicio/