O Programa Omnisciência de Educação para Paz disponibiliza aos educadores uma literatura de apoio para construir, junto com as crianças e jovens, uma nova consciência que traga, como frutos, seres humanos mais equilibrados e uma sociedade mais justa. A grande fonte de inspiração para nosso projeto é o educador e filósofo indiano Paramahansa Yogananda, autor de uma vasta obra sobre os métodos da Ciência da Yoga para uma vida saudável e equilibrada, criador da metodologia How-To-Live, que resultou na fundação de uma escola na Índia, em 1917, e é referência para inúmeras instituições de ensino no Brasil e no mundo. A metodologia How-To-Live, idealizada por Yogananda, contempla as quatro dimensões do ser humano para um desenvolvimento harmonioso:

  •         Ciência do Corpo: Como recarregar nosso corpo de energia vital, a partir do cultivo de hábitos saudáveis nas diversas atividades da vida cotidiana: alimentação, exercícios físicos, ritmo, banhos de sol, higiene corporal, entre outros.
  •         Engenharia Mental: Pelo uso correto da força de vontade, podemos ensinar às crianças e aos jovens como construir pontes que levam do “fracasso“ ao “sucesso“ para superar cada pequeno desafio de suas vidas. Por meio de pensamentos calmos e positivos, podemos desenvolver uma mente concentrada e equilibrada.
  •         Artes Sociais: Uma convivência social harmoniosa segue valores de tolerância, paz, não-violência, amor e solidariedade. A criança e o jovem devem ser estimulados a substituir o “desejo de possuir pela alegria de compartilhar, para que seus interesses pessoais não discordem das necessidades sociais”.
  •         Dimensão Espiritual: As práticas contemplativas – como a meditação, visualizações e relaxamento – são ferramentas importantes para o desenvolvimento de nossa riqueza interior. Isso se expressa, naturalmente, na forma pacífica e humanizada com que iremos atuar junto à Natureza e a todos os seres vivos ao nosso redor.

Nossos títulos:

Coleção Yoga para crianças

A ciência da yoga para a saúde e o desenvolvimento integral das crianças e jovens

Saudação ao Sol – Surya Namaskar: Você sabia que na Índia as pessoas fazem uma Saudação ao Sol com todo o corpo? Ela se chama Surya Namaskar. Surya quer dizer Sol e Namaskar é um cumprimento de amor e gratidão. Os sábios iogues da Índia descobriram que essa sequência de posturas de Yoga é uma forma de manter o corpo e a mente saudáveis, conectados com uma das forças mais poderosas do Universo: a energia do Sol. Yoguine, uma jovem que pratica o Surya Namaskar, ensina às crianças e jovens como se faz essa prática para encher seus corpos de energia. As posturas lembram o movimento dos animais e dos elementos naturais. Afinal, os antigos iogues passavam muito tempo observando a Mãe Natureza. O livro apresenta um passo a passo detalhado explicativo de cada postura da Saudação ao Sol.

Yoga com Música: Associar Yoga com música foi a inspiração que a profa. de Yoga para Crianças, Cris Pitanga, encontrou para tornar suas aulas mais lúdicas e alegres. O livro Yoga com Música vem acompanhado de CD que traz canções relacionadas com cada postura de Yoga apresentada no livro. A partir das músicas inspirativas, as crianças poderão relaxar e vivenciar a alegria que advém dessa experiência de praticar yoga com música. A repetição das canções estimula as crianças na prática das virtudes no cotidiano. Com as pequenas histórias de Duda – uma jovem yoguine –, elas poderão ter insights para se conhecer melhor e encontrar soluções para algum aspecto desafiador de suas vidas.

Descubra o iogue que existe em você!: O livro oferece dicas às crianças e aos adolescentes para transmutarem seus sentimentos desafiadores, como nervosismo, ansiedade e medo, por meio de exercícios de respiração, práticas de postura de yoga, e atividades que despertem a intuição e a sabedoria para as boas decisões. Representa também um rico material para os educadores. Interativo, sugere desenhos, pinturas e reflexões que tornam o livro único, já que o leitor também passa a fazer parte dele.

 

 

Coleção Heróis da Verdade

Histórias inspiradoras daqueles que venceram a si mesmos para, depois, conquistarem a todos pela força de seus exemplos de vida.

Gandhi, o Herói da Paz: Gandhi foi o maior pacifista da história. Sem utilizar uma arma sequer, tornou possível o que não parecia ser: a independência da Índia. Sua história inspira persistência e, sobretudo, mostra que é possível conquistar o que for sem se utilizar da violência.

 

 

 

Francisco, o Herói da Paz: Como um jovem que vivia envolvido em algazarras e encrencas se transformou em um dos maiores santos da humanidade? Como alguém que, em sua juventude, saía correndo ao ver um leproso – de repente – mudou tanto a ponto de abraçar qualquer pessoa como se abraça o amigo mais querido? Como ele aprendeu a conversar com os animais, com a lua, com o vento?  Conheça a história de Francisco de Assis – também chamado de Irmão Sol – especialmente a sua trajetória até se transformar em herói da verdade, um guia que inspira simplicidade e sabedoria.

 

Madre Teresa, a Heroína da Bondade: Madre Teresa transbordava bondade. Por onde passou, dedicou-se à causa dos mais necessitados e sabia falar a cada coração. Entrar em contato com a sua biografia, inspira altruísmo e compaixão – algo que precisa ser semeado para que tenhamos uma sociedade mais justa e amorosa.

 

 

 

Coleção Primeira Infância

Baseada na Abordagem Pikler, pedagogia para crianças de 0 a 3 anos, que tem, entre seus princípios, o reconhecimento do bebê como indivíduo capaz desde o nascimento, a valorização do vínculo afetivo, a liberdade de movimentos e o desenvolvimento da autonomia.

Abordagem Pikler – Educação Infantil: Artigos sobre os pilares da Abordagem, escritos por Ana Tardos, filha de Emmi Pikler, e por Judit Falk, a maior colaboradora da pediatra durante anos.

 

 

 

 

As origens do brincar livre: É por meio do brincar que a criança experimenta o mundo e se desenvolve, por isso ele é tão vital quanto respirar. Neste livro, especialistas na Abordagem Pikler refletem sobre o tema.

 

 

 

 

vínculo, movimento e autonomia: Dicas práticas para trabalhar pontos essenciais para ao desenvolvimento físico, mental e emocional nos primeiros anos de vida, principalmente em ambiente coletivo.

 

 

 

 

Coleção Vencendo Desafios

Assuntos do cotidiano tratados com leveza e afetuosidade junto das crianças.

Papai e Mamãe viraram amigos: De um modo lúdico e amoroso, o livro traz um dos temas mais presentes em nossa sociedade, que, apesar de comum, representa um grande desafio para as crianças: a separação dos seus pais. A obra procura auxiliar os pais e as crianças a compreenderem melhor como esse momento pode ser rico no aprendizado de manter a vida praticando o respeito, o amor e a harmonia.

 

 

Não ao Consumismo. Sim ao Heroísmo!: De uma forma divertida, o livro traz o tema do excesso de consumismo na infância, indo desde a questão da alimentação não saudável até o excesso de sedentarismo devido ao intenso uso de brinquedos eletrônicos. E tem um final feliz: uma médica naturalista orienta a família nos princípios básicos para o desenvolvimento saudável das crianças.

 

 

 

Coleção Mãe Terra

A Coleção Mãe Terra procura trazer inspiração para o respeito a essa grande Mãe, que é quem nos nutre, sustenta e equilibra.

O Caminho da Flor: No Oriente, a arte dos arranjos florais, Ikebana, é um recurso muito usado para desenvolver as habilidades da criatividade, calma, paciência, perseverança, e aumentar a conexão com a Mãe Terra por meio dos seus elementos mais belos e singelos: as flores. O livro traz um passo a passo para iniciar crianças e jovens nessa arte, com dicas práticas de como montar um arranjo com flores, colocando nele uma intenção especial de amor, alegria, cura ou outra qualquer, à escolha livre de quem faz.

 

 

Coleção Flávia Rosas

Poesia e simplicidade na abordagem de temas cruciais a todos: vida e morte, espiritualidade, amor.

A luz que mora dentro da gente: Que tal propor à criança visitar a luz que mora dentro dela e está presente em todas as coisas? Com sensibilidade e delicadeza, o livro a levará a perceber algo que nos une e, com isso, amar indistintamente.

 

 

 

A luz que mora dentro da gente – O concerto do Planeta Cantante: A música faz o extraordinário acontecer. Nesse livro, diversos personagens nos convidam a formar um grande concerto de solidariedade. O concerto do planeta cantante desvenda que todas as coisas do Universo estão comprometidas com a música e revela um segredo: a alma da música atravessa a luz que mora dentro da gente e forma um todo inseparável com a Terra.

 

 

A luz que mora dentro da gente – Sempre Feliz!: Numa pequena cidade com muitas árvores, bicicletas e jardins com flores, um bom homem resolve vender o seu cavalo. A partir desse momento, ele se envolve numa aventura cheia de surpresas: trocas que, nem sempre, têm uma lógica previsível. Mais do que divertir, o objetivo da fábula que integra a coleção A luz que mora dentro da gente é trazer uma visão menos materialista e mais amorosa em relação à vida. A aventura deste casal muito amigo –  semeia valores fundamentais entre as crianças –, e nos faz pensar que estes personagens simples e sempre sorridentes moram dentro de cada um de nós. Ao desvendar esta coleção cativante, leitores de todas as idades vão achar possíveis o amor e a paz entre os moradores do planeta, porque eles serão reais na luz que mora dentro deles.

Os dois pequenos Landes: Esta fábula, de valor inestimável, apresenta a preciosa história de Zelinho e Mandrião, dois pequenos landes que crescem escutando o murmurar da seiva que escorre e o rufar da orquestra de asas de borboletas. Com suas roupas verdes e chapéus redondos, proporcionam momentos inesquecíveis de encanto e fantasia, nesta história que celebra a Natureza como um livro vivo e ilustra um tema presente no imaginário de todos os povos: De onde viemos e para onde vamos? Qual é a nossa missão?

 

 

Coleção Self-Realization Fellowship

A sabedoria de Yogananda para crianças.

Dois Sapos em Apuros: Dois sapos em apuros narra a história de dois sapos que caem em um balde com leite e têm dificuldade de sair de lá. Enquanto um desiste, o outro – com perseverança – encontra uma saída e consegue saltar para fora. Ao mesmo tempo que ilustra a valiosa lição de que a perseverança pode triunfar mesmo nas circunstâncias mais difíceis, o livro trabalha a força de vontade, comparando as diferentes formas de encarar a vida apresentadas pelos dois sapos e o consequente resultado obtido por cada um.

 

 

Curso online de Disciplina Positiva

Ministrado pela Bete P. Rodrigues – uma das tradutoras dos dois livros sobre o tema em português; educadora há mais de trinta anos e trainer (formadora de formadores em DP). A Bete também é mãe e avó. No curso, ela apresenta ferramentas práticas para lidar com birra, manha, ataques de raiva e outros comportamentos recorrentes às crianças. Para ilustrar e reforçar os conceitos, são contadas muitas experiências pessoais e histórias que ouviu ou presenciou nesses dez anos em que se dedica à Disciplina Positiva.