*Entrevista publicada originalmente no site da Aliança pela Infância em 21.04.2012

Trazendo o tema da separação dos pais na vida de uma criança, o livro Papai e Mamãe viraram amigos mostra uma forma de como levar o assunto com paz e amorosidade para esta criança.

Nessa entrevista, vamos conhecer um pouco a autora Maeve Vida, mãe de três filhos, avó de duas netas, coordenadora do Programa Omnisciência de Educação para Paz, uma das fundadoras da Escola Arte de Ser e co-autora dos livros infantis: Gandhi, o Herói da Paz, Francisco, o Herói da Simplicidade, Madre Teresa, a heroína da bondade, O Caminho da Flor,  Saudação ao Sol – Suryanamaskar e autora do Não ao Consumismo. Sim ao Heroísmo!. É também membro da Aliança pela Infância no Brasil.

1) Quais motivos te levaram a escrever este livro?

Escrevi o livro em uma manhã, logo após a triste notícia de que um casal da classe de meu filho havia se separado. Era daqueles casais “perfeitos”, e imaginei o quanto as crianças iriam sofrer com a situação. Fiquei muito comovida e escrevi o texto como se fosse para entregar para eles, mas não tinha nem intimidade para tal. Já havia passado por uma primeira separação, sabia de tudo que o casal e as crianças iriam passar e procurei escrever algo para as crianças, que recuperasse suas autoestimas.

Quando os pais se separam, as crianças se sentem muito confusas: primeiro, porque não conseguem entender como isso pode acontecer, uma vez que desde que nascem são acostumadas a ter Papai e Mamãe dentro de casa, criam sua fantasia de ter também uma família como a sua quando crescer, e…de repente tudo se desfaz, inclusive seus próprios sonhos futuros.

2) Qual o compromisso e o objetivo desse trabalho?

O objetivo desse livro é recuperar a autoestima da criança para que ela possa ver que foi gerada em um momento que havia um elo de amor entre seus pais e que eles estão fazendo o máximo para recuperar a amizade entre si, apesar da ruptura como casal.

A intenção também era a de inspirar os pais que seguissem o caminho da harmonia, apesar de toda a dificuldade emocional que o momento apresenta. Já passei por duas separações e, felizmente, conseguimos colar o “vaso quebrado” para uma maior felicidade de nossos filhos.

3) Você trabalha ainda com alguma formação para pais sobre esse assunto?

Participo de um Grupo de Estudos chamado How-To-Live, que apoia o trabalho da Escola Arte de Ser, que é uma escola de educação infantil, que se baseia nos ensinamentos de um grande educador indiano chamado Paramahansa Yogananda, que aplica a Ciência da Yoga à área da Educação. Nesse projeto, orientamos os professores e pais na arte de viver uma vida equilibrada. Os pilares do Sistema How-To-Live, que deve nortear pais, educadores e as crianças são: Ciência do Corpo, Engenharia Mental, Artes Sociais e Dimensão Espiritual. Em nosso planejamento pedagógico, procuramos inspirar nossas crianças a como manter as saúdes física, mental e espiritual, praticando os princípios milenares da Ciência da Yoga, que incluem práticas corretas de alimentação, ritmo de vida, hábitos mentais e meditação.

4) Você pensou em algum trabalho para crianças baseado no conteúdo de seu livro?

O trabalho que pode ser realizado é individual a cada criança, através dos pais ou terapeutas ou educadores, utilizando o livro juntamente com a criança de pais separados, fazendo um paralelo entre a criança do livro e a história da criança que necessita sentir que a separação dos seus pais é um desafio que pode ser superado pela força de um amor maior, que provém de uma força divina, e que nos une a todos como irmãos.

Coleção Vencendo Desafios
A proposta da Coleção Vencendo Desafios é a de trazer, de forma lúdica e amorosa, obras que auxiliem pais, educadores e terapeutas nas dificuldades que as crianças e adolescentes enfrentam no modelo de sociedade atual.

O primeiro livro da coleção – Papai e Mamãe viraram Amigos – traz um dos temas mais presentes em nossa sociedade, que, apesar de comum, representa um grande desafio para as crianças: a separação dos seus pais.

As crianças ficam muito confusas perante esse desafio, o que pode comprometer sua autoestima e também criar um sentimento de responsabilidade sobre essa situação. Sem serem os agentes do problema, acabam carregando o peso emocional dos conflitos entre seus pais e das novas relações amorosas que estes assumem.

Cabe a nós, adultos, aliviá-las dessa carga, com a consciência de que são seres frágeis que devem e merecem ser amparados e cuidados por nós. Mas, para que isso ocorra, precisamos nós mesmos nos esforçar para achar nosso centro de equilíbrio diante das dificuldades da vida, procurando manter a calma, apesar do tumulto interior em que nos encontramos em determinados momentos. Temos que ser o exemplo de comportamento equilibrado e harmonioso para elas.

É difícil? Sim, muito. Mas é a partir dessa base sólida que elas também aprenderão a solucionar seus pequenos conflitos, que, para elas, são imensos. Elas poderão compreender que, pela bússola do amor, podemos criar esse ambiente interno que nos permite nos harmonizarmos em qualquer circunstância da vida.

Podemos mostrar para as crianças que os problemas não surgem por acaso, mas podem ser superados pelo nosso esforço e perseverança em fazer brotar os mais nobres valores e sentimentos dentro de nós, agindo a partir do discernimento, da paciência, da tolerância, da paz e da compaixão.

O segundo livro da Coleção Vencendo Desafios traz a preocupação com o tema consumismo na infância: “Não ao Consumismo, sim ao Heroísmo”. Essa coleção faz parte do projeto de Educação para a Paz da Omnisciência. Esse projeto procura pesquisar e construir soluções criativas e práticas para os problemas da sociedade atual. Nossa principal fonte de inspiração está no método planejado e eficaz da Ciência da Yoga para uma vida saudável e equilibrada. Um dos principais autores em que baseamos nossa pesquisa é Paramahansa Yogananda, filósofo e educador indiano que fundou escolas na Índia com esse propósito.

Esse projeto está associado à Aliança pela Infância, uma rede mundial de proteção às causas infantis. Dentro dele, selecionamos e divulgamos muitas outras correntes de pensamento de Educação para Paz, através de nosso blog: www.educacaoparapaz.com.br.

Papai e Mamãe viraram amigos

A proposta da Coleção Vencendo Desafios é lembrar às crianças e aos adultos que com elas convive a possibilidade de vencer os diversos testes que a vida nos apresenta por meio da única constante existente no Universo: o Amor.
O primeiro livro da coleção, Papai e Mamãe viraram Amigos, traz um dos temas mais presentes em nossa sociedade e que, apesar de comum, representa um grande desafio para as crianças: a separação dos pais.