O filme Escolarizando o Mundo traz uma abordagem muito profunda de como surgiu o modelo ocidental atual de educação e o quanto ele é contrário a uma educação integral, sendo também responsável por um projeto absolutamente inviável, se pensado em termos de Sustentabilidade.

Entrevistas consistentes de educadores e estudiosos da natureza humana são apresentadas ao longo do filme, com reflexões e análises muito lúcidas de como temos que mudar radicalmente o modelo educacional se quisermos ter um planeta vivo e saudável no futuro.

Paramahansa Yogananda, grande educador e mestre da ciência de meditação ioguel, dizia: “Há uma grande diferença entre os métodos de estudos adotados pelos professores indianos e os métodos ocidentais. Em muitos casos, o método ocidental consiste apenas em ‘injetar’ ideias na cabeça das crianças. (… ) Não é injetando coisas que se adquire conhecimento. O poder e a extensão da receptividade intuititiva é que determinam a rapidez e a quantidade do que se pode aprender. Quem possui receptividade, percebe tudo com rapidez.”

A melhor forma – que Yogananda enfatizava – para aumentar a receptividade intuitiva, ampliando o estado de consciência de crianças e adultos, é a meditação. A praticando diariamente, a criança, o jovem e o educador poderão compreender o que Yogananda queria dizer com: “A biblioteca inteira do universo está oculta dentro de você. Todas as coisas que deseja saber, estão em seu interior.”

Fonte: Maeve Vida, autora dos livros: Gandhi, o Herói da Paz; Francisco, o Herói da Simplicidade; O Caminho da FlorNão ao Consumismo. Sim ao Heroísmo; Papai e Mamãe Viraram Amigos. Todos esses títulos fazem parte do Programa Omnisciência de Educação para Paz, baseado na Ciência da Yoga.

Se você tem interesse em uma nova forma de educar, com os valores que Yogananda enfatizava, conheça a Coleção da Editora Omnisciência. Um livro que trata muito de perto esse tema de trazer um despertar da consciência para as crianças é o Não ao Consumismo, Sim ao Heroísmo!


Via: http://www.culturadapaz.com.br/escolarizando-o-mundo-o-ultimo-fardo-do-homem-branco/