Toda criança tem uma curiosidade inata e está totalmente aberta a novas experiências. É por isso que se deve estimular a leitura infantil desde cedo: para que se torne um hábito. Um hábito bem saudável, que mais tarde será fundamental para auxiliar na construção de uma visão mais ampla da vida, além de contribuir para qualquer carreira profissional.

infantil

Por meio da leitura, é possível estimular os valores universais que ajudarão as crianças a se tornarem adultos éticos, equilibrados e responsáveis, cooperando para a criação de uma sociedade mais justa e pacífica.

Sim, questões muito bonitas, mas – e na prática – como fazer?

Segue abaixo uma lista de sugestões, lembrando que os livros devem estar de acordo com a faixa etária da criança:

1 – Prepare – em sua casa – O Cantinho da Leitura, onde não haverá aparelhos eletrônicos, mas sim um tapete macio, almofadas pelo chão e uma estante baixinha com os livros infantis.

Inicialmente, convide o seu filho para esse cantinho e o acompanhe, lendo com ele, até que se torne um hábito e ele comece a ir sozinho, até aquele espaço, para ler. Se ele for ainda pequeno, leia para ele sempre nesse cantinho. Mesmo sem saber ler, ele vai se habituar a frequentar esse local aconchegante e folhear os seus livrinhos.

leitura infantil

 

2 – Antes de dormir, leia sempre uma história para seu filho. Nesses momentos, procure histórias mais tranqüilas, espiritualizadas, que possam embalar o sono dele com paz e harmonia.

leitura infantil

3 – Alguns dias, leia uma história cheia de aventuras e interrompa em uma parte emocionante. Diga para o seu filho continuar a leitura sozinho no dia seguinte, quando voltar da escola, se ele já estiver na idade para isso.

4 – Visite, com o seu filho, as bibliotecas públicas de sua cidade ou de seu bairro e, juntos, escolham alguns volumes para pegar emprestado. Um passeio por biblioteca é sempre bem estimulante. As livrarias também são uma boa sugestão, pois são um local inspirador para encontrar livros que possam despertar um interesse maior no seu filho.

leitura infantil

5 – Proponha em sua rua, ou em seu prédio, uma feira de troca de livros infantis. Faça os convites com seu filho, marcando o dia e o horário e os distribua entre os moradores. Vai ter muitas surpresas e alegria nesse dia!

leitura infantil

 

leitura infantil6 – Chame seu filho para o O Cantinho da Leitura e crie diferentes maneiras de ler em voz alta. Por exemplo, cada um lê um parágrafo, ou cada um lê uma hora bem alto e depois sussurrando.

7 – Depois de terminado um livro, procure conversar com seu filho sobre o que leram, durante um passeio ou enquanto o leva para a escola. Peça para ele recontar a parte que mais gostou. Lembre-se de escutar atentamente seu filho!

8 – Se seu filho gostou especialmente de um livro, peça para ele desenhar alguma parte da história para dar a alguém que gosta muito ou pendure o “quadro” na sala.

9 – Promova uma tarde de pipoca e livros para seu filho e os amigos dele. Cada criança lê um livro ou somente um capítulo e depois cada um apresenta em mímica o que leu, tentando fazer com que os amigos adivinhem a cena. Diversão, certamente, não vai faltar!

 

Viu como não tem segredo? Basta ter criatividade e amor pelos livros, que são um veículo de conhecimento, além de ótimos companheiros.

Neste link, você poderá encontrar títulos inspiradores para – não só – estimular a leitura na criança, como também apresentar valores importantes para a sua formação integral. A Omnisciência atua, há onze anos, na edição de livros voltados à Cultura da Paz. Acreditamos que esta é uma poderosa ferramenta de transformação.

Conheça alguns deles:

gandhi o heroi da paz– Gandhi, o Herói da Paz: “Como um homem magro e miúdo, sem usar nenhuma arma, consegue libertar um país dominado por quase dois séculos? Como um homem pode ficar 21 dias sem beber ou comer e com isso transformar a vida de milhares de pessoas? Como um homem pode ter a coragem de se despojar de todos os seus pertences e, vestindo apenas um pedaço de tecido branco em volta do quadril, se transformar no maior ícone da paz mundial? Essa é a história de Gandhi.”

Clique aqui para adquirir o exemplar.

 

 

 

dois-sapos-em-apuros– Dois Sapos em Apuros:  “Não desista jamais” é a confortadora lição desta vívida adaptação do conto Dois Sapos em Apuros, narrada por Paramahansa Yogananda, autor do clássico espiritual Autobiografia de um Iogue.
Nesta cativante história alegórica, dois sapos brincam inocentemente numa fazenda e, em um de seus pulos, caem direto num balde de leite – de onde parecem não conseguir sair. Um deles desiste, mas o outro se aferra à coragem e nada em círculos até que o leite vira manteiga, formando uma base mais sólida e permita que ele pule para fora.
Ao mesmo tempo em que ilustra a valiosa lição de que a perseverança pode triunfar mesmo nas circunstâncias mais difíceis, Paramahansa Yogananda trabalha a questão da diferença de força de vontade entre os dois sapos e o resultado positivo obtido por um deles pela forma com que enfrentou a dificuldade.

Para adquirir seu exemplar, clique aqui.

Também temos uma extensa seleção infantojuvenil de livros que se enquadram na temática da Cultura da Paz. Se quiser conferir, clique aqui: http://www.omnisciencia.com.br/selecao-infantojuvenil


Via: http://www.culturadapaz.com.br/estimular-a-leitura-infantil/