As férias chegaram, finalmente teremos tempo! Tempo? O que fazer com as crianças?

Aproveitar o tempo livre sem deixar as crianças perdidas nos meios eletrônicos, mais do que  uma atitude sábia, é uma questão de saúde emocional. Já muito se tem publicado sobre os malefícios físicos e psicológicos que as crianças sofrem por ficarem horas nos meios eletrônicos. Quem tem crianças sabe quão complicado é esse vício dos jogos eletrônicos e como requer muito de nossa força interior para conseguir tirá-las desses meios.

Mas não é impossível. Respire profundamente, acesse seu lado criativo e solte sua criança interior para propor algo diferente. Aparecer com um pacote de argila na frente de uma criança é certeiro, principalmente se der a ela a liberdade de se sujar, lambuzar de barro, criar animais imaginários ou reais.

E tinta, então? Colocar potes coloridos, com pincéis e papel à vontade, sem medo de manchar a roupinha… É uma grande alegria, para pais e crianças. Uma arteterapia para ambos. Se você tem crianças em casa, coloque tinta e papel no chão e comece a pintar e veja se elas não aparecem correndo.

E potes, flores e galhos para se montar um arranjo de flor tipo um Ikebana japonês?

O desafio não é só tirar as crianças do computador, mas oferecer formas criativas delas se expressarem. Veja alguns exemplos de vídeos de oficinas que foram realizadas na Omnisciência, muito fáceis de se fazer em casa:

 

Argila

 

Aquarela

http://www.youtube.com/watch?v=Q7YYAw0C8NI&feature=plcp

 

Ikebana

Mas nem todo dia precisa ser de agitação criativa, pode-se fazer um canto de leitura, com almofadas pelo chão. Escolha livros que inspirem qualidades positivas. Aproveitar esses momentos para fortalecer o Bem dentro das crianças é lindo. Todos os seres, em sua essência, são de uma extrema bondade, só precisam ser relembrados. Audiolivros também são uma boa pedida, treinam a escuta concentrada, despertam a imaginação…

Conheça a coleção infantil da Omnisciência, especialmente editada para ajudar pais e professores na arte de educar para a Paz:

Editora Omniscienciaface2013

Lembre-se: férias podem ser uma linda viagem criativa, sem sair de casa, despertando um momento de rica união e amor em família.  E suas crianças com certeza terão muito a mais para oferecer ao mundo, quando se tornarem adultas, do que só o seu poder de lógica e raciocínio. Terão, também, despertado os valores universais que unem toda a humanidade como uma só família.

 

Ligia Miragaia e Maeve Vida são autoras dos livros Gandhi, o Herói da Paz, Francisco, o Herói da Simplicidade e o Caminho da Flor, editados pela Omnisciência – Educação para Paz. Maeve é também autora dos livros Papai e Mamãe Viraram Amigos e Não ao Consumismo, Sim ao Heroísmo! Esses últimos também todos editados pela Omnisciência


Via: http://www.culturadapaz.com.br/ferias-criativas-com-criancas-sem-sair-de-casa/