Verdadeiro farol em meio à escuridão, a série Heróis da Verdade conta a trajetória de vida de grandes mestres das mais diversas linhas espirituais que, com um exemplo de supremo altruísmo e amor infinito, deixaram para nós um legado de esperança na construção de um mundo melhor. Trazem a força de suas vidas na busca da Verdade e, por isso, podem servir de exemplo às crianças e aos jovens.

A coleção surgiu a partir de oficinas realizadas na livraria Omnisciência, que prestavam homenagens aos grandes mestres espirituais da humanidade. Ganhou forma de livro pelas mãos das autoras Ligia Miragaia e Maeve Vida, com o objetivo de levar aos pequenos histórias ricas em valores e virtudes, fazendo um contraponto aos heróis da televisão e do videogame que se utilizam da violência para combater inimigos.

Atualmente, são três as publicações existentes: “Gandhi, o Herói da Paz”“Francisco, o Herói da Simplicidade” e “Madre Teresa, a Heroína da Bondade”, que têm sido utilizadas em escolas e pelas famílias com o intuito de estimular a força de vontade para vencer os desafios por meio da chama interior que todos possuímos.

Na Escola Arte de Ser, em São Paulo, os títulos são usados com frequência a fim de realçar as virtudes de cada personalidade. Por exemplo: “Quando trabalhamos, em outubro, o livro Francisco, O herói da simplicidade, focamos no CUIDAR que temos que ter com nossos amigos e com as criaturas da natureza (flores, animais, pedras…)”, conta a professora Simone Alexandre Silva.

O percurso destas notáveis figuras foi construído com enfrentamentos diante das dificuldades e perseverança, o que as humaniza e aproxima de nossa realidade. Entrar em contato com os passos de cada um é enxergar que todos nós aqui neste planeta temos condições de nos desenvolver até atingirmos o status de um herói da verdade. Basta que tenhamos comprometimento e responsabilidade em nossos atos e pensamentos.

Valendo-se desse importante recurso pedagógico que é a contação de histórias, os pais e educadores poderão desenvolver o interesse dos pequenos para os valores universais nesta primeira etapa da vida, que darão origem a um adulto praticante das virtudes que contribuem para a construção de uma cultura de paz.

O mundo de hoje, exageradamente consumista, tem por base uma sociedade ligada às questões materiais e esquecida do que realmente importa: temas que falam à alma para despertar as qualidades mais elevadas do ser humano. Por isso, a relevância de resgatar valores por meio da história de grandes líderes espirituais. Este trabalho inspira a conhecer as ferramentas do bem que esses grandes mestres utilizaram e auxilia na formação do ser em sua plenitude, fornecendo recursos para vencer a si mesmo em suas dificuldades e crescer com segurança para transformar o meio em que vive. Literatura que fala diretamente ao coração das crianças e jovens e também dos seus cuidadores.

Gandhi – O Herói da Paz 

Como um homem magro e miúdo, sem usar nenhuma arma, consegue libertar um país dominado por quase dois séculos? Como um homem pode ficar 21 dias sem beber ou comer e com isso transformar a vida de milhares de pessoas? Como um homem pode ter a coragem de se despojar de todos os seus pertences e, vestindo apenas um pedaço de tecido branco em volta do quadril, se transformar no maior ícone da paz mundial? Essa é a história de Gandhi.

 

 

Francisco – O Herói da Simplicidade

Como um jovem que vivia envolvido em algazarras e encrencas se transformou em um dos maiores santos da humanidade? Como alguém que, em sua juventude, saía correndo ao ver um leproso – de repente – mudou tanto a ponto de abraçar qualquer pessoa como se abraça o amigo mais querido? Como ele aprendeu a conversar com os animais, com a lua, com o vento?
Conheça a história de Francisco de Assis – também chamado de Irmão Sol – especialmente a sua trajetória até se transformar em herói da verdade, um guia que inspira simplicidade e sabedoria.

 

Madre Teresa – A Heroína da Bondade

Em uma linguagem simples e acessível, o livro conta a história de uma das maiores figuras femininas do século passado: Madre Teresa de Calcutá. Seguindo um chamado interior, Madre Teresa tornou-se um farol de luz a iluminar as pessoas esquecidas de nossa sociedade, devolvendo a todos os necessitados a sua dignidade, alegria e força para viver. Ao lado de Gandhi e Martin Luther King, Madre Teresa é reconhecida como uma das grandes fontes inspiradoras da Cultura da Paz

 

Conheça o “Hino dos Heróis da Verdade”, que está presente nos áudiolivros Gandhi, o Herói da Paz e Francisco, o Herói da Simplicidade. Ambos narram as histórias dessas importantes figuras da humanidade e, ainda, contêm músicas inspiradoras como esta:

Letra:

Eu sou forte, mas não preciso demonstrar

Eu sou valente, mas não preciso lutar com ninguém

Eu sou um herói, para vencer a mim mesmo

Eu sou um herói, mas isso é obra do Criador do Universo

Pois minha força não vem daqui, minha força vem de lá

Por isso eu sou um herói

Herói do amor e da verdade

Composição e voz: Maeve Vida

Voz: Yuri Branco

Produção Musical: Thiago Pitiá