Por que  ikebana é uma técnica tão importante atualmente? Nossa sociedade contemporânea tem se distanciado muito da Natureza e estudos recentes de cientistas americanos comprovam os inúmeros distúrbios no comportamento, na saúde e no equilíbrio emocional das pessoas.

ikebana

A natureza é terapêutica: basta olharmos o verde das plantas para nos acalmarmos. Imagine, então, tocar, sentir e cheirar uma flor, que efeito calmante tem para reduzir nossa agitação mental! O contato com as flores, os galhos e a água equilibra as emoções e traz uma sensação de conforto e paz interior. Quer aprender?

O livro O Caminho da Flor, das autoras Maeve Vida e Ligia Miragaia, não tem a pretensão de tornar as pessoas mestres de arranjos florais, mas sim, possibilita que qualquer um possa iniciar uma experiência nessa arte tão curativa para o excesso de atividade mental em que todos estamos envolvidos, permitindo uma maior sintonia com a beleza e a harmonia que nos inspira o contato com a Natureza.

ikebana

Experimente pegar uma flor, sinta seu aroma, converse com ela, tire algumas folhas que estão sobrando com o maior cuidado e mentalize amor e paz para o planeta, enquanto monta o seu arranjo floral. Esse pequeno gesto repercutirá em todas as pessoas que se aproximarem desse arranjo, pois esse é o segredo desses arranjos florais no estilo de ikebana: eles continuam vibrando o sentimento que neles colocamos. Convide as crianças e os jovens a fazerem o arranjo junto com você.

Através de algumas informações contidas no livro O Caminho da Flor, você dá um passo no caminho dessa arte de auto-conhecimento e descobre novamente a sabedoria ancestral da nossa Mãe Terra que está contida nas plantas e em toda a Natureza. Experimente: a arte da Ikebana (arranjos florais) não é apenas dirigida aos japoneses…

ikebana

Na primeira parte, o livro conta a história do Ikebana e um pouco da filosofia budista que inspirou os primeiros mestres dessa arte. Na segunda parte, ele apresenta um passo a passo para montar Ikebanas de várias escolas de arranjos florais e também ensina como utilizar embalagens de alimentos, reciclando-as para se tornarem vasos criativos para os arranjos.

Olhe que legal este vídeo com oficinas de Ikebana realizadas na livraria Omnisciência:

Se interessou pelo tema de Ikebana/arranjos florais? Quer aprender um passo a passo para começar sua prática? Clique aqui para adquirir seu exemplar!


Via: http://www.culturadapaz.com.br/ikebana/