Uma das minhas melhores lembranças de uma recente visita à Escola Primária Seymour, em Vancouver, foi me juntar aos alunos na aula de Carrie Gelson, numa meditação matinal.

Sentados no chão com as pernas cruzadas, nós nos concentrávamos em nossa respiração e ouvíamos o som do sino tocado por Gelson se desvanecer. Isso me fez sentir, por um momento, uma tranquilidade bem-aventurada naquela sala de pequenas crianças, normalmente agitadas.

O exercício da respiração é um evento regular na Seymour, uma das muitas escolas que praticam “the MindUP program” (programa Elevação da Mente), criado há alguns anos por Goldie Hawn. A professora Janice Parry, da Seymour, treinadora do programa junto com a Fundação Hawn por vários anos, diz que o programa é muito popular na Grande Vancouver. “Ele tem modificado vidas”, ela me disse, quando eu a entrevistei para uma reportagens há alguns anos.

Saiba mais sobre o programa neste link:

http://www.interprofessional.ubc.ca/EarlyYears/documents/A2_Pedrini_000.pdf

 

Meu colega Gordon Hoekstra recentemente entrevistou o neurocientista e autor Richard Davidson e escreveu o seguinte:

Técnicas simples de meditação, apoiadas no conhecimento científico moderno do cérebro, estão ajudando as crianças a se controlarem, para serem capazes de prestar mais atenção e se tornarem mais gentis, diz o neurocientista.

Davidson tem colocado sua pesquisa em prática nas escolas primárias em Madison, Wis e realiza palestras o tema, que levou-o a publicar em co-autoria um novo livro: A Vida Emocional de seu Cérebro.

Cerca de 200 estudantes, de quatro escolas primárias, têm utilizado as técnicas de respiração para controlarem seus cérebros com o objetivo de melhorar a sua capacidade de se concentrar em seus trabalhos.

“Uma simples ação, como a respiração, é uma técnica de meditação secular, mas verifica-se que possui algumas qualidades muito benéficas em termos de mudanças tanto no cérebro como no comportamento”, ele diz.

 

Leia o restante da história no link abaixo, em inglês:

http://www.vancouversun.com/health/empowered-health/Neuroscientist+touts+benefits+meditation+kids/6158952/story.html

Conheça a Coleção Yoga para Crianças

Yoga com Música

Yoga com Música acompanha um CD com canções relacionadas às posturas da yoga ilustradas no livro. O pacote é estimulante a todos. Tanto crianças quanto adultos podem usufruir deste rico material e fazê-lo de guia para a prática conjunta, partilhando um momento de realização espiritual e alegria.
Com o auxílio de Duda, uma jovem yoguine, questões da vida cotidiana – e que fazem parte do universo infantil – são aclaradas e podem servir de inspiração aos pequenos, despertando o interesse para a prática da yoga.

 

Descubra o iogue que existe em você!

Descubra o iogue que existe em você! oferece dicas às crianças e aos adolescentes para lidarem com sentimentos desafiadores, como nervosismo, ansiedade e medo, por meio de exercícios de respiração, práticas de postura de yoga e atividades que despertem a intuição e a sabedoria para as boas decisões. É, também, um rico material para os educadores. Interativo, sugere desenhos, pinturas e reflexões que tornam o livro único, já que o leitor também passa a fazer parte dele.

 

Saudação ao Sol – Surya Namaskar

Você sabia que na Índia as pessoas fazem uma Saudação ao Sol com todo corpo? Ela se chama Surya Namaskar. Surya quer dizer Sol e Namaskar é um cumprimento de amor e gratidão. Os sábios iogues da Índia descobriram que essa sequência de posturas de Yoga é uma forma de manter o corpo e a mente saudáveis, conectados com uma das forças mais poderosas do Universo: a energia do Sol. Yoguine, uma jovem que pratica o Surya Namaskar, vai ensinar a você como se faz essa prática para encher seu corpo de energia. Observe como as posturas se parecem com o movimento dos animais e dos elementos naturais. Afinal, os antigos iogues passavam muito tempo observando a Mãe Natureza.


Via: http://www.culturadapaz.com.br/meditacao-ajuda-os-alunos-na-concentracao/