O Natal está chegando e as crianças, afoitas, esperam o grande dia para abrir os presentes. Adultos se apinhando nas lojas… Mas há outras formas de se preparar para a vinda do Jesus Menino em nossas famílias.

Podemos aproveitar essa época para mergulhar no seu verdadeiro significado, e estimular as crianças a vivenciarem o Natal de forma mais espiritualizada. É um período em que deveríamos estar mais conectados com nosso mundo interior, pois é isso que a data festiva representa: uma oportunidade para o despertar de nossa consciência.

As crianças já possuem uma natureza espontaneamente conectada com o mundo superior, precisamos apenas relembrá-las dessa divindade interior. Podemos criar uma atmosfera mais sagrada em casa, com pequenos rituais diários para a simbólica descida do Menino Jesus.

Em alguns países, existe a tradição do Advento, que são os quatro domingos que antecedem o Natal. Nesses dias, ao final da tarde, a família se reúne em torno de quatro velas inseridas em uma coroa de pinheiro. A cada domingo, acende-se uma vela. No último, as quatro estarão acesas. Nesses encontros as famílias oram, cantam músicas natalinas e saboreiam um lanche especial. São momentos bem ricos e cada família pode criar outras atividades para serem feitas juntas nessas tardes de advento.

Um ritual natalino que as crianças adoram é preparar o presépio. Pode-se contar como surgiu o primeiro presépio com a ideia de São Francisco de fazer um teatro do nascimento de Jesus. No livro Francisco, o Herói da Simplicidade esta história é descrita com mais detalhes.

Encontre em casa um cantinho especial, com uma mesa baixinha. Com as crianças, arrume os animais, Maria e José. Deixe vazio o berço do menino Jesus, pois ele só chega no dia 24 de dezembro (ou pode também deixá-lo coberto com um paninho). Passeie com as crianças em um parque e recolha alguns elementos da natureza como pauzinhos, musgo e cascas de árvores para fazer uma linda decoração no presépio. E se as crianças estiverem inspiradas, elas mesmas poderão fazer os bichinhos com argila.

Deixe, durante o dia, que as crianças interfiram na disposição dos elementos do presépio. É sempre um momento importante rearranjar o espaço para o menino Jesus chegar. Esta época natalina pode ser aproveitada para adultos e crianças rearranjarem internamente espaço para a reconexão com seu mestre interior.

À noite, de preferência perto do presépio, toda a família pode se reunir para ouvir histórias natalinas.

Enfeitar a casa para o Natal é também uma das tarefas divertidas para se fazer com as crianças e jovens.

Faça estrelas de Origamis (dobraduras japonesas em papel).  Pesquisando na Internet encontra-se inúmeros modelos, desde as mais fáceis até as mais elaboradas – para os jovens testarem suas habilidades… Espalhe estrelas pela casa e sinta um clima de constelação no ar!

Outra ideia interessante é pintar os vidros das janelas com motivos natalinos. Para isso, pode-se usar tinta guache, que facilmente sai depois. Você pode também fazer pequenos arranjos pela casa com vela, nozes, elementos da natureza e pequenos cartões com frases de paz e harmonia. Quando alguém estiver mais agitado (incluindo adultos e crianças) pede-se para ir buscar uma frase nesses locais para que se leia em voz alta.

Canções natalinas são uma ótima ideia para reunir a família e vibrar o amor. A música tem a função de tirar o excesso de racionalismo e permitir o fluir do nosso lado mais amoroso. Sugestões de Paramahansa Yogananda para nossas meditações de Natal são encontradas no último capítulo do livro Meditações Metafísicas e podem ser lidas também com as crianças. Uma delas, muito bonita, sugere que fechemos os olhos, visualizemos uma árvore de natal interior, enquanto vamos, uma a uma, acendendo as lâmpadas com as luzes do amor, bondade, alegria, paz, perseverança e outras qualidades que cada um queira imaginar. As crianças adoram acender essa árvore de natal interior…

Assim, algumas atividades natalinas por dia vão reconectando todos os membros da família a um Natal mais próximo dos ensinamentos de Jesus e dos grandes mestres da humanidade. Aos poucos, junto com as crianças, inicia-se o processo de trocar um Natal consumista por um Natal mais real, que faça brotar novas sementes de amor em nossos corações!

 

Ligia Miragaia e Maeve Vida são autoras dos livros Gandhi, o Herói da PazFrancisco, o Herói da Simplicidade e O Caminho da Flor, editados pela Omnisciência – Educação para Paz. Maeve é, também, autora dos livros Papai e Mamãe Viraram Amigos e Não ao Consumismo, Sim ao Heroísmo! Ambos editados pela Omnisciência. Ilustrações em aquarela de Ligia Miragaia.

 

Conheça a nossa coleção de títulos infantojuvenis: http://www.omnisciencia.com.br/editora-omnisciencia

Títulos infantis que podem ser trabalhados no Natal:

– Gandhi, o herói da paz: http://www.omnisciencia.com.br/gandhi-o-heroi-da-paz/p

– Francisco, o herói da simplicidade: http://www.omnisciencia.com.br/francisco-o-heroi-da-simplicidade/p

– Madre Teresa, a heroína da bondade: http://www.omnisciencia.com.br/madre-teresa-a-heroina-da-bondade/

– Yoga com Música: http://www.omnisciencia.com.br/yoga-com-musica/p 

– Não ao Consumismo. Sim ao Heroísmo! http://www.omnisciencia.com.br/nao-ao-consumismo-sim-ao-heroismo/p

– A luz que mora dentro da gente. O concerto do planeta cantante: http://www.omnisciencia.com.br/a-luz-que-mora-dentro-da-gente-o-concerto-do-planeta-cantante/

– Os dois pequenos landes: http://www.omnisciencia.com.br/os-dois-pequenos-landes/p

– As Mais Belas Orações: http://www.omnisciencia.com.br/as-mais-belas-oracoes/p

– O Burrinho de Maria: http://www.omnisciencia.com.br/o-burrinho-de-maria-/p

– Os Três Reis e o Quarto Rei: http://www.omnisciencia.com.br/os-tres-reis-e-o-quarto-rei/p

– Advento: http://www.omnisciencia.com.br/advento/p 

– O Bem: http://www.omnisciencia.com.br/o-bem/p

– O livro da gratidão: http://www.omnisciencia.com.br/o-livro-da-gratidao/p

 

Sugestão de leitura para os adultos:

Meditações Metafísicas: http://www.omnisciencia.com.br/meditacoes-metafisicas/p

A Yoga de Jesus: http://www.omnisciencia.com.br/a-yoga-de-jesus/p

A Segunda Vinda de Cristo: http://www.omnisciencia.com.br/segunda-vinda-de-cristo-1/p


Via: http://www.culturadapaz.com.br/natal-espiritual-com-as-criancas/