O Caminho da Flor: a arte dos arranjos florais para jovens

Assista ao vídeo de lançamento do livro

O livro, de autoria de Ligia Miragaia e Maeve Vida, tem por objetivo despertar nos jovens o amor à Natureza e proporcionar um caminho em busca de si mesmo a partir da prática dos arranjos florais, que desenvolvem a criatividade, a estética, a simplicidade, a alegria, a paz, a harmonia e a concentração. Procura, também, inspirá-los nos princípios da Sustentabilidade, como a interdependência e interconexão que temos com todos os seres vivos do planeta.

A arte dos arranjos florais – Ikebana – teve seu grande impulso no Japão e era, inicialmente, praticada apenas por monges e samurais como um recurso para desenvolver a concentração e outras qualidades.

O livro aborda, entre outros tópicos: História da Arte do Ikebana, Princípios da Cultura Japonesa e da Filosofia Oriental, Principais Escolas e Estilos de Ikebana, Passo a Passo de como montar um arranjo floral (com vários exemplos de estilos).

Essa obra é o primeiro livro da Coleção Mãe Terra, da Editora Omnisciência, e faz parte do Programa Omnisciência de Educação para Paz, que pesquisa novos caminhos, dentro da Cultura de Paz, que auxiliem na ampliação da consciência para as soluções criativas e eficazes aos problemas do mundo em que vivemos.

Para resgatar os princípios para uma vida equilibrada, uma das mais antigas ciências da Humanidade – a Yoga – vem sendo, cada dia mais, aplicada à área da educação. O Programa Omnisciência de Educação para Paz, com sede em São Paulo, pesquisa há mais de 10 anos a aplicação da Ciência da Yoga à área da Educação, tendo como principal fonte de estudo a obra do educador e filósofo iogue indiano Paramahansa Yogananda. Em seus ensinamentos, Yogananda ressalta a necessidade da atenção ao “alimento correto” diário e equilibrado para as quatro dimensões do ser humano: corporal, mental, social e espiritual.

O programa procura trazer, de uma forma lúdica para crianças e jovens, os elementos do dia a dia que devem ser equilibrados para uma vida saudável: alimentação correta, exercícios físicos, banhos de sol, o brincar livre com os amigos (reais e não virtuais), a contemplação da Natureza, o aconchego da família e, também, a interiorização – como forma de conexão com a energia criadora do Universo.

O Programa Omnisciência de Educação para Paz vem sendo promovido há mais de dez anos em escolas e espaços públicos por meio de livros, contações de histórias e oficinas que desenvolvem a concentração e a harmonia interior.

 

O Caminho da Flor – A arte dos arranjos florais para jovens: um caminho de autoconhecimento é uma trilha de autoaperfeiçoamento, repleta de beleza pelas formas, cores e aromas das flores. Esta obra foi inspirada nas virtudes necessárias para atingir a perfeição nessa arte, citadas em um dos primeiros livros escritos sobre o tema, chamado O Código da Flor, que destacava:
– É necessário esvaziar-se de toda vaidade
– Viver sem pensamentos mesquinhos e perturbadores
– Estar em equilíbrio entre corpo e alma
– Ser despreocupado e simples como a flor do campo