O Programa Omnisciência de Educação para Paz disponibiliza aos educadores uma literatura de apoio para construir, junto com as crianças e jovens, uma nova consciência que traga, como frutos, seres humanos mais equilibrados e uma sociedade mais justa.

A grande fonte de inspiração para nosso projeto é o educador e filósofo indiano Paramahansa Yogananda, autor de uma vasta obra sobre os métodos da Ciência da Yoga para uma vida saudável e equilibrada, e que sistematizou todo esse conhecimento para a área de Educação, através da Filosofia How-To-Live. Essa abordagem, que serviu de base para a fundação da primeira escola How-To-Live, há exatos 100 anos, na Índia, vem sendo referência para inúmeras instituições de ensino no Brasil e no mundo. O currículo How-To-Live contempla as quatro dimensões do ser humano para um desenvolvimento harmonioso:

  • Ciência do Corpo: Como recarregar nosso corpo de energia vital, a partir do cultivo de hábitos saudáveis nas diversas atividades da vida cotidiana: alimentação, exercícios físicos, ritmo, banhos de sol, higiene corporal, entre outros.
  • Engenharia Mental: Pelo uso correto da concentração e da força de vontade, podemos ensinar às crianças e aos jovens como construir pontes que levam da “dificuldade“ ao “sucesso”, para que possam superar cada pequeno desafio de suas vidas. Por meio de pensamentos calmos e positivos, desenvolvemos uma mente concentrada e equilibrada.
  • Artes Sociais: Uma convivência social harmoniosa segue valores de tolerância, paz, não-violência, amor e solidariedade. A criança e o jovem devem ser estimulados a substituir o “desejo de possuir pela alegria de compartilhar, para que seus interesses pessoais não discordem das necessidades sociais”.
  • Dimensão Espiritual: As práticas contemplativas – como a meditação, visualizações, afirmações de paz e relaxamento – são ferramentas importantes para o desenvolvimento de nossa riqueza interior. Isso se expressa, naturalmente, na forma pacífica e harmoniosa com que iremos atuar junto à Natureza e a todos os seres vivos ao nosso redor.

Ressaltamos também outras correntes de Educação para Paz que inspiram nosso trabalho: Programa de Valores Humanos de Sathya Sai Baba, Pedagogia Waldorf, Montessori, Abordagem Emmi Pikler, Disciplina Positiva, Constelação Familiar e Comunicação Não-Violenta. Fazemos parte da Aliança pela Infância e prestamos consultorias em escolas sobre o currículo How-To-Live, entre elas, a Escola Arte de Ser (artedeser.com.br).

Além das publicações da editora (https://goo.gl/fuZNvy), Omnisciência oferece uma ampla pesquisa em Cultura da Paz, que pode ser encontrada em nosso site, com uma seleção de livros publicados no meio editorial nesse tema: https://goo.gl/u4YmHC