A Pedagogia Waldorf é baseada na Antroposofia – palavra de origem grega que significa “sabedoria humana”.

Fundamentalmente, ela tem como objetivo desenvolver a personalidade de forma equilibrada e integrada, estimulando o florescimento na criança e no jovem de:

  • Clareza do raciocínio;
  • Equilíbrio emocional;
  • Iniciativa da ação.

Rudolf Steiner desenvolveu um currículo que incentiva e encoraja a criatividade, nutre a imaginação e conduz os alunos  a um pensamento livre e autônomo. Distinguindo-se desde o início por ideais e métodos até hoje revolucionários, a pedagogia Waldorf é extremamente atual para nosso tempo, quando as questões humanas, o espírito cidadão e a responsabilidade social têm sido temas constantes em todas as esferas.

A Omniscência fez uma seleção especial de livros essenciais para pais e educadores que gostariam de entender melhor a infância e a pedagogia waldorf:

A Pedagogia Waldorf

pedagogia-waldorf-livro

 

 

 

 

 

 

Criada por Rudolf Steiner em 1919, a Pedagogia Waldorf tem por meta proporcionar à criança e ao jovem o desabrochar harmonioso de todas as suas capacidades, interligando as esferas física, emocional e espiritual segundo sua concepção integral do homem.
Tendo sido um dos pioneiros na fundação da primeira escola Waldorf brasileira, Rudolf Lanz transmite aqui seu conhecimento e sua experiência nesse sistema pedagógico que há mais de oitenta anos vem modificando substancialmente os conceitos de educação escolar em todo o mundo.

Onde encontrar: http://goo.gl/9Sl2Gp

Os Primeiros Sete Anos

os-primeiros-sete-anos

 

 

 

 

 

 

Este livro pode muito bem tornar-se o novo manual de consulta para pais eeducadores Waldorf do jardim de infância. Ele se aprofunda consideravelmente na natureza quádrupla do ser humano e nos processos de transformação que caracterizam o desenvolvimento infantil no primeiro setênio de vida. A presente obra do Dr. Schoorel estabelece a ponte entre a Educação e a Medicina; eu o recomendo a toda pessoa preocupada com o sadio crescimento e desenvolvimento da criança pequena.

Onde encontrar: http://goo.gl/5HcTdK

A Natureza Anímica da Criança

natureza-animica-da-crianca

 

 

 

 

 

 

Conhecer em profundidade a natureza infantil é uma tarefa à qual deveria propor-se toda pessoa incumbida de educar ou tratar crianças de qualquer faixa etária. Saber distinguir o temperamento predominante, bem como as capacidades e restrições  que isto acarreta, é fundamental para a compreensão do comportamento individual e grupal da criança.
Além disso, possibilita uma sensata adoção de medidas orientadoras e compensadoras dos excessos, com vistas a um harmonioso equilíbrio de tendências.

Onde encontrar: http://goo.gl/KfKstt

A Prática Pedagógica

pratica-pedagogica

 

 

 

 

 

 

Indicando procedimentos metodológicos adequados à estruturação do ensino, Steiner demonstra, nestas conferências aos primeiros professores Waldorf, como o paulatino amadurecimento infantil vai propiciando a introdução dos conteúdos pedagógicos necessários, desde que se observem as características de cada fase ou idade para a elaboração do currículo. Educar para a vida deve ser a verdadeira meta de uma pedagogia voltada ao desenvolvimento integral dos alunos, para que no futuro estes venham a assumir seu papel no amplo contexto da humanidade.

Onde encontrar: http://goo.gl/lS0Uu0

Os Três Primeiros Anos da Criança

primeiros anos da crianca

 

 

 

 

 

 

Este é um livro que vem trazer uma nova dimensão ao estudo e ao cuidado do ser humano na primeira infância. Com base numa concepção antroposófica do homem, Karl König caracteriza aqui todos os  processos que capacitarão o recém-nascido a desenvolver-se e a integrar-se no mundo como ser social e individual. A conquista do andar ereto, o aprendizado da língua materna e as primeiras manifestações do intelecto evidenciam-se como etapas que ambientam o florescimento dos três sentidos superiores: o sentido da fala, o sentido do pensamento e o sentido do eu.

Onde encontrar: http://goo.gl/3b7vc1

Problemas de Aprendizagem

problemas-de-aprendizagem-antroposofica

 

 

 

 

 

 

Com uma narrativa didática e acessível, e baseada em experiências próprias de pedagogia curativa, a autora demonstra, sob forma de exercícios simples — mas ricos em significados —, que ajudar crianças a relacionarem-se melhor com sua corporalidade é trabalhar para que as dificuldades sejam integradas na evolução da personalidade. “Não se trata de recuperar uma função deficitária, mas, sim, modificar um comportamento deficiente, ajudando a criança a soltar os nós do seu destino.” Acompanhar suas indicações é, portanto, participar de um competente e carinhoso esforço no sentido de amparar a criança com problemas de aprendizagem.

Onde encontrar: http://goo.gl/hu69CS

Para encontrar mais livros sobre a pedagogia waldorf acesse o site www.omnisciencia.com.br

Se esquecemos de indicar algum livro que você ache essencial para esse aprendizado comente nos comentários abaixo.

Namastê!


Via: http://www.culturadapaz.com.br/pedagogia-waldorf-selecao-especial-de-livros/