Em um mundo agitado como o de hoje, as crianças estão cada dia mais recebendo uma carga de informações nas escolas e em suas casas, o que tem contribuído a viverem, precocemente, um problema comum, até pouco tempo atrás, apenas no universo adulto: o stress. As crianças são hiper-estimuladas com jogos eletrônicos, programas de televisão, escolas altamente exigentes e, com isso, precisam de um apoio para restabelecer o simples e a harmonia dentro de si, devolvendo-lhes a confiança, a serenidade e a estabilidade emocional.

Além disso, a hatha-yoga possibilita às crianças uma maior consciência de seu corpo ao aprenderem as posturas – “asanas”, e esses movimentos ativam o fluxo de energia vital em todo o corpo, proporcionando-lhes um corpo mais saudável e um estado mental mais equilibrado. Como as crianças são normalmente muito ligadas à natureza, quando praticam yoga, sentem-se felizes e motivadas, porque ao fazerem as posturas imitam os animais e os elementos da natureza. 

As posturas

yoga-para-criancas-posturas

 

Durante a prática dessas posturas que elas exercitam em uma sessão de yoga, podem relacionar a qualidade de cada animal ou elemento da natureza e trazer essa vivência para sua própria vida.

Quando aprendem o ELEFANTINHO, fazem com o corpo uma linda dança, um movimento muito gostoso e relaxante que produz uma sensação interna de calma. A criança se sente tranqüila como este animal.

Para a criança aliviar o cansaço físico e mental, aprendem o BONECO DE PANO ou a CEGONHA – que recarregam o corpo com energia e vitalidade.

Um animal muito querido pelas crianças, que elas imitam com vontade e alegria, é a TARTARUGA. Este movimento as ajuda a tomar uma grande consciência de seus corpos. Uma postura que relaxa e fortalece os músculos. A criança, num movimento de recolhimento, mergulha numa gostosa sensação de calma.

As crianças costumam reclamar de dores nas costas. Imitando o GATO, elas se sentem aliviadas, além de ficarem mais flexíveis ao fazer um movimento tão comum na vida dos gatinhos, o espreguiçamento; assim, ao imitar o gato elas soltam e relaxam todo o corpo.

Para estimular a memória, a concentração e o raciocínio, as crianças aprendem a imitar o COELHO e a VELA ficando cheias de energia, revigoradas para aprender coisas novas!

Muitas crianças sentem-se inseguras, mas no yoga aprendem a imitar o movimento de uma COBRA quando vai dar um bote. Esse movimento visa despertar na criança uma sensação de determinação e confiança.

Um movimento que toda criança gosta é o BALANCINHO, deixando o corpo solto, balançando pra lá e pra cá, como se fosse uma cadeira de balanço, que vai e vem. Esse exercício desperta na criança um sentimento de alegria que vai fluindo de seu coração.

Ao dobrar o corpo como uma FOLHA DOBRADA, a criança aprende a se concentrar no movimento de sua respiração. Então ela fica cada vez mais suave e tranqüila, e o resultado é o relaxamento. A idéia é ajudá-la a perceber o quanto são saborosos esses momentos de quietude!

Toda criança pode se sentir como um leão, forte e corajosa. A postura do leão também ajuda as crianças, aliviando o cansaço, a agitação e o estresse. Quando terminam de fazer a postura do leão, as crianças sentem calma e serenidade.

Com o corpo firme na postura do PEIXE, a criança é convidada a se sentir flutuando. Além de fortalecer os músculos das costas essa postura aumenta sua capacidade respiratória, o que promove mais equilíbrio emocional.

Com os pés firmes no chão, como as raízes de uma ÁRVORE, as crianças aprendem a imitar diferentes tipos de árvores, o que possibilita desenvolverem mais equilíbrio físico e emocional.

Aprendendo a saudar o SOL, as crianças se revitalizam, permitindo que a energia vital se espalhe por todo seu corpo e sua mente. 

Outros benefícios

criancas-meditando

 

Em relação à mente, o yoga oferece métodos para desenvolver a calma, a concentração, a memória e o raciocínio, beneficiando o processo de aprendizado das crianças.

E, ainda, técnicas de relaxamento e respiração que combatem o estresse, a tensão, a ansiedade tão presentes na vida das crianças hoje em dia.

E, finalmente, o objetivo primordial do yoga, que é possibilitar às crianças um encontro com sua verdadeira essência, ajudando-a a desenvolver as qualidades da alma como calma, paz, alegria, amor, etc.

Ao praticar yoga, a criança percebe que tem um paraíso portátil de calma e paz e que este paraíso ela pode carregar para onde ela quiser, na relação com sua família, com seus amigos e na escola.

No trabalho de yoga infantil, são utilizados recursos lúdicos que facilitam a aprendizagem dos conteúdos do Yoga, bem como possibilitam às crianças adquirirem mais paciência, tolerância para lidarem harmoniosamente com as questões de sua vida.

Numa interação de amor, métodos de trabalho e sintonia com as crianças é que o trabalho de yoga infantil se desenvolve.

*Cristina Pitanga é pedagoga e ministra cursos de formação de professores para a área de Yoga para crianças.

Indicação de leitura sobre Yoga para Crianças: A Yoga com Música

Onde encontrar: http://www.omnisciencia.com.br/yoga-com-musica.html


Via: http://www.culturadapaz.com.br/yoga-para-criancas-prevencao-stress-infantil/