Não são poucas as propagandas que sugerem o consumo inconsciente, principalmente aquelas que – de forma irresponsável – são direcionadas ao público infantojuvenil, “isca” fácil do mercado de industrializados em geral.
Com tanta concorrência, as famílias e educadores têm de se desdobrar para apresentar às crianças e jovens outros atrativos, mais simples, que farão toda a diferença em seus desenvolvimentos.
Pensando nessa situação, a Editora Omnisciência lançou uma coleção intitulada “Vencendo Desafios”, na qual temas contemporâneos são abordados de forma leve, mas conscienciosa, objetivando não só fazer refletir sobre o mundo em que vivemos – e aquele que desejamos – como também apontar alternativas para uma infância e juventude saudáveis.
Um dos títulos desta série chama-se “Não ao Consumismo. Sim ao Heroísmo!” e é a síntese da batalha diária enfrentada por aqueles que se opõem ao consumo exacerbado, distante da simplicidade que assegura aos pequenos a alegria e a segurança para crescerem bem.
O personagem central da história é um menino que adoeceu por conta de uma alimentação baseada nos industrializados e pelo fato de passar horas em frente à televisão jogando videogame. Depois de se consultar com uma médica homeopata, que sugere uma mudança radical nos hábitos da família, tudo se transforma. Sem doenças, ele é livre para desfrutar o que há de melhor nessa etapa da vida: o brincar!
Além do livro, “Não ao Consumismo. Sim ao Heroísmo!” também possui um CD com canções inspiradoras sobre o tema. Uma delas chama-se “Jogo da Mídia” e nós a copiamos abaixo para que conheça e compartilhe por aí, ajudando a difundir a Educação para a Paz.
Não ao Consumismo. Sim ao Heroísmo! (livro)
Não ao Consumismo. Sim ao Heroísmo! (cd)
Últimos posts por Carolina Conti (exibir todos)
- ‘Geração digital’: por que, pela 1ª vez, filhos têm QI inferior ao dos pais - 02/11/2020
- INFÂNCIA HIPERDIGITALIZADA - 29/09/2020
- Surya Namaskar – recarregando o corpo de energia vital - 28/08/2020