“Santos e santas de todas as religiões, humildemente nós reverenciamos a todos”.

Se você já foi a algum templo da Self-Realization Fellowship, que é a instituição fundada por Yogananda para disseminar seus ensinamentos pelo mundo, certamente já ouviu essa prece. Ela também aparece em uma série de livros desse amado mestre. 

Yogananda a fazia nos serviços de meditação, após a invocação dos mestres de sua linhagem de Gurus  – modelo seguido ainda hoje nos centros de meditação da organização por todo o mundo. É uma forma de reconhecer esses homens e mulheres, de diferentes religiões, que enfeitaram a Terra com seus bons exemplos e iluminaram o caminho para o nosso desenvolvimento espiritual.

Paramahansa Yogananda recomendava a leitura sobre a vida dos grandes santos das diversas religiões para nos inspirar no dia a dia com seus exemplos de altruísmo e amor incondicional. Além de proporcionar uma conexão com esses personagens sublimes é, também, uma prática importante a nos ajudar em nosso autoaperfeiçoamento e, no caso das crianças, de incentivá-las a crescerem sob a luz dessa sabedoria.

Quanto antes plantarmos a sementinha desse conhecimento no coração das crianças, mais profundas serão as raízes dentro delas.

Yogananda valorizava tanto o ensino espiritual para os pequenos que, antes de fundar uma organização espiritual, ele fundou, em 1917, uma escola na Índia. Nessa escola, sistematizando os princípios da Yoga em uma metodologia que batizou de How-To-Live, ele desenhou as bases da filosofia que permearia toda a sua obra.

Mas o que é a filosofia How-to-Live? Resumidamente, trata-se da compilação dos principais conceitos da Ciência da Yoga em quatro pilares: Ciência do Corpo, Engenharia Mental, Artes Sociais e Ciência Espiritual Aplicada. Esses eixos centrais permitem ao educador – e também às famílias – planejar os conteúdos que irão servir de “alimento” na vida das crianças, olhando-as de modo integral e amoroso. Na verdade, a filosofia How-to-Live é, também, um roteiro prático a todo aquele – de qualquer idade – que estiver buscando o autoconhecimento e a autotransformação.

Esse currículo é tão completo e inspirador, que levou a Omnisciência – que é a responsável pela distribuição dos livros de Yogananda no Brasil – a criar o Programa Omnisciência de Educação para Paz, a atuar ativamente na fundação da primeira escola de inspiração How-To-Live no Ocidente, no Brasil, em 2008. Com a experiência dessa escola e o estudo da obra de Yogananda, o programa passou a gerar conteúdos para o público infantojuvenil para que crianças e jovens tivessem a oportunidade de acessar, de uma forma lúdica, mas muito profunda, os princípios da Yoga na Educação.

A primeira coleção, chamada Heróis da Verdade propõe um contraponto aos heróis midiáticos, que só inflamam a agressividade e a competitividade, apresentando a vida dos verdadeiros heróis, aquele que venceram a si mesmos, e depois disso, puderam ajudar toda a Humanidade.

Já foram lançados três livros com histórias muitoinspiradoras: Gandhi, o Herói da Paz; Francisco, o Herói da Simplicidade e Madre Teresa, a Heroína da Bondade. Cada título apresenta a trajetória de vida desses grandes mestres, como pano de fundo para contar sobre as virtudes que permearam suas vidas.

Outra coleção, inspirada nos conceitos How-To-Live: Yoga na Educação. Nela, encontram-se  conceitos e práticas da Yoga, abordadas de forma lúdica para vivência dessa ciência milenar para crianças e adolescentes. Os títulos publicados, até o momento, são:

  – Yoga com Música – escrito pela parceira Cris Pitanga, o livro apresenta ilustrações maravilhosas, posturas de yoga e, para cada uma delas, uma canção fácil de cantar, que envolve muito as crianças na prática.

Saudação ao Sol: Surya Namaskar – escrito por Elma Martins e Maeve Vida, a obra apresenta uma personagem, a Yoguine, que inspira as crianças e jovens na prática dessa sequência de posturas que saúdam nosso Irmão Sol. O Surya é considerada uma das mais importantes práticas em hatha-yoga.

Descubra o iogue que existe em você! – recomendado para crianças acima dos 7 anos. É uma poderosa ferramenta para ajudá-las a lidar com nervosismo, ansiedade, medo, através de exercícios de respiração, de práticas de postura de yoga e atividades de desenho.

Que valores você quer ensinar às crianças? é a pergunta do título. Nós acreditamos na ciência da Yoga como uma base sólida e profunda para inspirar na construção de uma vida equilibrada para crianças e adultos. Convidamos você a conhecer um pouco mais sobre isso com essas coleções e outras que já publicamos, e se fortalecer na educação de seus alunos e filhos, e, juntos, construirmos um mundo mais pacífico, fraterno e amoroso.

Livros citados:

Coleção Heróis da Verdade: https://bit.ly/2Mdfij8

Gandhi, o Herói da Paz: https://bit.ly/2VfzdlA

Francisco, o Herói da Simplicidade: https://bit.ly/2MhGv3Y

Madre Teresa, a Heroína da Bondade: https://bit.ly/2pKmsnj

Coleção Yoga para Crianças: https://bit.ly/2odZzYY

Yoga com Música: https://bit.ly/2pEPPY6

Saudação ao Sol: Surya Namaskar: https://bit.ly/35aRFQL

Descubra o iogue que existe em você!: https://bit.ly/2MhOkqn 

Comments

comments