*Trecho do livro Saudação ao Sol – Surya Namaskar

“Melhores do que o remédio, são os raios de sol. Possuem um maravilhoso poder de cura (…) Um curto banho de sol todos os dias, reforçado por bons hábitos de saúde, manterá o corpo abastecido com energia vital sufi ciente para destruir todos os micróbios nocivos.” Paramahansa Yogananda

O Sol é fonte de imensa energia e tem sido observado e venerado por muitos povos no decorrer das inúmeras eras do planeta Terra. Na tradição da Yoga, a prática do Surya Namaskar simboliza a gratidão e reverência pelo astro que nos envia energia sem cessar. Representa uma conexão espiritual com toda a Natureza.

Surya: palavra sânscrita, signifi ca Sol. Namaskar quer dizer saudação. Em algumas linhas de hatha-yoga, pratica-se apenas o Surya Namaskar, várias vezes ao dia, por ser uma sequência de posturas muito completa. Uma sugestão é a de praticar quatro vezes, cada uma em direção a um ponto cardeal: Norte, Sul, Leste e Oeste.

Saudar significa, também, reverenciar: por isso, é muito importante que o Surya Namaskar seja praticado em silêncio e com o foco no momento presente. Essa atitude mental ajuda o jovem a desenvolver percepções especiais com a prática, o que será de grande valia no seu processo de autoconhecimento e autotransformação.

Esta prática da hatha-yoga movimenta o corpo de forma equilibrada, harmoniza a energia psíquica e desenvolve a concentração. E, para que os benefícios sejam alcançados, temos que executar a sequência com calma, procurando sentir os movimentos e a respiração.

Ao ensinarmos essa postura, podemos lembrar sobre a magia do Sol que, mesmo tão distante, consegue abraçar nosso corpo com seu calor. Podemos sugerir às crianças que façam o Surya Namaskar visualizando um Sol dentro de seus corações.

Paramahansa Yogananda, considerado o pai da Yoga no Ocidente, ressaltava que para construir uma vida equilibrada, precisamos seguir uma dieta saudável, realizar exercícios físicos adequados como a hatha-yoga, tomar banhos de sol regulares, além de procurar deixar a mente sempre livre das ervas daninhas dos pensamentos negativos através da prática diária da meditação.

Para ajudar a manter a mente positiva, você pode recitar algum mantra ao Sol, que traz tanta força ao nosso planeta, como este:

Algumas virtudes e qualidades internas são desenvolvidas naturalmente com a prática constante do Surya Namaskar, como: auto-confi ança, alegria, coragem, espiritualidade, compaixão, equanimidade, paciência e amor. Esses valores passam a fazer parte da vida dos jovens.

Yoga é a educação da vontade. Ao ensinarmos o Surya Namaskar, estamos incentivando as crianças e jovens no caminho da auto-disciplina, concentração e auto-domínio. Obtendo essas qualidades, eles poderão alcançar suas metas, sejam elas materiais ou espirituais.

Conheça os benefícios físicos e psíquicos do Surya Namaskar:

Corrige a postura do corpo, estabilizando a coluna vertebral

Alonga e fortalece todos os músculos

Torna os tecidos ósseos firmes e robustos

Amplia a flexibilidade corporal

Equilibra as funções glandulares e harmoniza o metabolismo

Auxilia o sistema linfático, facilitando a eliminação de toxinas

Fortalece o sistema cardiopulmonar

Fortalece a estrutura nervosa

Acalma e equilibra a função respiratória, o que propicia uma distribuição de prana (energia vital) adequada para a saúde do corpo e da mente

Equilibra a polaridade razão/coração, o que traz harmonia mental e emocional

Fortalece os centros de energia do corpo, os chamados chakras.

Kit Saudação ao Sol

Você sabia que na Índia as pessoas fazem uma Saudação ao Sol com todo corpo? Ela se chama Surya Namaskar. Surya quer dizer Sol e Namaskar é um cumprimento de amor e gratidão. Os sábios iogues da Índia descobriram que essa sequência de posturas de Yoga é uma forma de manter o corpo e a mente saudáveis, conectados com uma das forças mais poderosas do Universo: a energia do Sol. Yoguine, uma jovem que pratica o Surya Namaskar, vai ensinar a você como se faz essa prática para encher seu corpo de energia. Observe como as posturas se parecem com o movimento dos animais e dos elementos naturais. Afinal, os antigos iogues passavam muito tempo observando a Mãe Natureza. 

Jogo de cartas com as posturas + livro.

Link para o livro: https://bit.ly/2EInBDy