JORNADA DOS PRIMEIROS CUIDADOS

DIAS 03,04 E 05 DE JUNHO

 ÀS 20h00 NO BRASIL E À 00H00 DO DIA SEGUINTE EM PORTUGAL

YOUTUBE YOGA E EDUCAÇÃO PARA PAZ

Sejam bem-vindos(as) ao Blog da Jornada dos Primeiros Cuidados.

Neste espaço serão disponibilizadas todas as gravações das aulas e os materiais de apoio do curso. 

O conteúdo ficará disponível até às 23h59 do dia 13 de junho.

Aula 01 | Alimentação nos 3 primeiros anos

Play Video

Baixe  a Apostila da Aula 01 clicando no botão abaixo:

Aula 02 | O banho nos 3 primeiros anos

Play Video

Baixe  a Apostila da Aula 02 clicando no botão abaixo:

Aula 03 | O sono nos 3 primeiros anos

Play Video

Baixe  a Apostila da Aula 02 clicando no botão abaixo:

Assista as Lives de Aquecimento

Nesta live, falamos sobre Pikler ter provado que é possível proporcionar um desenvolvimento saudável mesmo quando a criança não é criada pelos próprios pais, desde que os cuidados oferecidos sejam primorosos e respeitem as necessidades individuais dos pequenos. Também sobre um dos pilares dessa abordagem, que é a importância de se colocar a criança no chão a partir dos três ou quatro meses de idade, permitindo que ela explore livremente o ambiente e desenvolva suas habilidades motoras de forma natural. Foi destaque no papo o motivo pelo qual a presença de móbiles no berço não é recomendada, já que eles podem limitar o movimento livre e a exploração autônoma, fundamentais para um desenvolvimento harmonioso.
Outro ponto crucial abordado foi a importância de permitir que a criança conquiste as posturas sozinha, sem intervenções desnecessárias dos adultos, promovendo assim a autoconfiança e a autonomia desde cedo. Suzana contou sobre os brinquedos, chamado na Abordagem de “objetos para brincar”, que são simples e convidativos à curiosidade e à criatividade sem impor limites ao potencial exploratório da criança. Além disso, foi mostrado como é possível customizar a Abordagem Pikler para diferentes contextos, respeitando a individualidade de cada criança e as especificidades de cada ambiente.
 
 
 

Aqui você vai encontrar informações valiosas sobre troca de fraldas e desfralde nos três primeiros anos de vida, tanto em casa quanto na escola. A Suzana aborda de maneira clara e informativa diversos aspectos essenciais para famílias e educadores. Entre os temas discutidos, ela enfatiza a importância de naturalizar o cocô, destacando como isso pode influenciar positivamente o desenvolvimento da criança. Além disso, explora o que o controle dos esfíncteres revela sobre maturidade física e emocional da criança.

Outro ponto de destaque da live é o momento certo para iniciar o desfralde. São dadas dicas práticas para identificar os sinais que indicam que a criança está pronta para essa transição. A especialista também aborda uma questão comum: se a criança precisar voltar a usar fralda, isso não significa necessariamente que ela está regredindo em seu desenvolvimento. Ao longo da conversa, você encontrará respostas para muitas dúvidas e orientações valiosas para lidar com esses desafios de forma tranquila e eficaz, garantindo uma experiência positiva tanto para a criança quanto para seus cuidadores.

Suzana Soares

Especialista em Educação Infantil pelo Instituto Vera Cruz, trabalha desde 2004 com formação continuada de educadores. Participou do primeiro curso sobre a Abordagem Pikler no Brasil, promovido pela OMEP, em 2009/2010, com Myrtha Chokler e Sylvia Nabinger.
A partir de 2011, realizou formações e consultorias para a rede de ensino pública e particular. Em 2013 ampliou seus conhecimentos com Anna Tardos, na cidade de Budapeste e, em 2018, na Associação Pikler Lóczy de Paris.
Participou de Encontros de Aprofundamento na Argentina, Uruguai, Equador, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo.
Autora do livro “Vínculo, Movimento e Autonomia – Educação até 3 anos”.
Participa da Rede Pikler Nuestra America e integra o grupo fundador da Associação Pikler Brasil.
Dirige o Ateliê Arte Educação e Movimento, em São Paulo, onde realiza cursos para educadores e oficinas para pais e bebês de 3 meses a 3 anos.

Copyright © 2024 Yoga e Educação para Paz.  Todos direitos reservados.